Ele estudava artesanato amplamente, “watchmaking” e joalharia, desde então adaptou as técnicas e instrumentos que ele sentia ser útil para sua prática.
Fauchard, com muita competência e seriedade sem precedentes ganhou reputação excepcional, atraindo pacientes que percorrem grandes distâncias para serem tratados por ele, demonstrando claramente a grande diferença para os demais cirurgiões.
No século XVIII, Paris foi considerada como o centro da aprendizagem do iluminismo na Europa. Em 1719 ele estabeleceu uma prática na Universidade Circle, em Paris.
Rapidamente foi reconhecido pela maioria dos cirurgiões, como um dentista de incomparável habilidade e perspicácia.
O profissional de odontologia, nesse momento poderia ser descrito em linhas gerais em duas categorias. O primeiro foi o bisonho "toothpuller 'que compareceram aldeia feiras, e sobre os quais se baseou atendimento ao pobre. Estes freqüentemente empregavam o uso de feitiços e poções mágicas para o tratamento de doenças bucais e toothaches.
Os membros da classes média e alta suportavam os custos de competências dos mais reputados profissionais que tiveram algum tipo de formação, ainda que não fosse em cirurgia dentária.
A prática da odontologia nestes círculos tinha sido abafada pelo ciúme. O conhecimento e as técnicas foram considerados os mais valiosos bens por profissionais competentes e qualificados, e raramente foram compartilhadas com os colegas.
Em um ato significativo para rompem com a tradição, Fauchard em 1728 publicou um livro intitulado Le Chriurgien dentiste ou Traité des Dent (O Cirurgião Dentista ou Tratado dos Dentes). Este composta por dois volumes de mais de 800 páginas e incluíram muitas ilustrações.
Desta forma Fauchard compartilhou seu grande conhecimento e riqueza de observações com os colegas e alunos, descrevendo suas técnicas com excepcional nitidez e detalhe.
O livro abrangia anatomia, fisiologia, entre outros assuntos, e citava a piorréia alveolar, que recebeu o nome de “enfermidade de Fauchard” (doença periodontal).
Foi ele que cunhou o termo cirurgião dentista para a profissão, criou o pivot e iniciou o desenvolvimento de dentaduras. Reconheceu também a intima entre as condições orais e a saúde em geral.